Linhaça

A mudança de hábitos alimentares da sociedade e a busca por mais qualidade de vida colocaram em evidência esse produto que é considerado um dos mais antigos da história mundial.

Isso mesmo, a linhaça é a semente do linho, uma planta cultivada milenarmente para produção de tecidos, papéis e vários formatos de fibras.

Considerada um alimento funcional, a farinha de linhaça ao ser absorvida na alimentação, oferece propriedades nutricionais fundamentais, além de ser uma importante fonte de ácidos graxos como o ácido alfa linolênico (ALA) e ácido linolIéico (AL).

A partir dessas substâncias, é possível prevenir doenças crônicas ligadas ao sistema imunológico e promover a melhora do controle glicêmico e lipídico. Outro resultado positivo é a regulação da pressão arterial, coagulação e manutenção dos tecidos nervosos.

linhaca cisbra

Como explicar tantos benefícios?

farinha de linhaca 2

Benefícios do mix de grãos para a Indústria

A composição do grão de linhaça é formada por proteínas (25%), ácidos graxos (40%) e fibras dietéticas (28%). Somado a esses elementos também podemos encontrar minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, enxofre e as vitaminas A, B, D e E.

Temos certeza de que a partir de agora, você terá outro olhar para os alimentos produzidos à base da farinha de linhaça, ou mesmo, quanto ao consumo in natura.

Por isso, preparamos esse conteúdo para esclarecer detalhes sobre a composição e a qualidade da matéria-prima produzida pela CISBRA – empresa com tradição no processamento do grão para a indústria de alimentos.

0 %
Proteínas
0 %
Ácidos Graxos
0 %
Fibras Dietéticas
oleo

Você sabe o que é Linhaça?

A linhaça é um grão que se popularizou na alimentação da população brasileira em razão das propriedades funcionais para o organismo e por ser uma fonte rica em ácidos graxos como o Ômega 3 e Ômega 6.

Podemos encontrar dois tipos de linhaça: sementes de cor marrom e dourada. A produção da linhaça marrom no Brasil é feita em maior escala.

Os grãos são utilizados para extração de óleo (usado em fitoterápicos, na indústria alimentícia, no consumo animal e em tintas, vernizes e resinas), para produção da farinha (utilizada na panificação, bebidas lácteas e funcionais, alimentos plant based, complexos vitamínicos, indústria alimentícia em geral e no consumo animal, adicionado a rações ou consumido puro). Além da utilização dos próprios grãos no setor alimentício, com as mesmas aplicações da farinha e inclusas também em mix de grãos e barras de cereais.

Na alimentação humana a oleaginosa se destaca pelo alto valor nutricional e por estar relacionada à prevenção e diminuição do risco de diversas doenças. Essa condição é verificada pela presença dos ácidos graxos, fenólicos, flavonoides, minerais e vitaminas.

Com tantos benefícios, agora é importante saber quais são as melhores formas para utilizar essa delícia na alimentação, não é mesmo?

Continue a leitura e conheça mais sobre essa semente tão importante para a nossa saúde!

O que é a Farinha de Linhaça?

A farinha de linhaça é um subproduto do grão, indicada como matéria-prima na indústria de alimentos para o preparo de pães, biscoitos, bolos, bebidas funcionais, barras de cereais, entre outros produtos. O processo de obtenção é realizado através da moagem integral dos grãos.

Para que as propriedades nutricionais sejam mantidas são necessários procedimentos específicos, como a avaliação das qualidades físicas, químicas e biológicas dos grãos. Além disso, as empresas fabricantes devem seguir as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitário (ANVISA) no que diz respeito às boas práticas de produção de alimentos e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para produções voltadas ao consumo animal.

biscoitos

Principais vantagens da Farinha de Linhaça

O reconhecimento das propriedades nutricionais da farinha de linhaça aconteceu no momento em que a sociedade intensificou os cuidados com a alimentação saudável, de forma a prevenir a ocorrência de doenças crônicas e buscando qualidade de vida.

Na outra ponta da cadeia do consumo, as indústrias de alimentação investiram em pesquisas e tecnologia para oferecerem novas fontes de nutrientes. Desse modo, o resultado foi a ampliação das opções de matérias-primas utilizadas na formulação de alimentos, substituindo as farinhas brancas, pobres em fibras e vitaminas.

Sendo assim, a farinha de linhaça se destaca por oferecer várias formas de uso, desde a produção de pães e biscoitos, até a incorporação em vitaminas, sucos e omeletes. Um produto versátil para atender diferentes hábitos alimentares da população em todas as faixas etárias.

vantagem farinha linhaca

Quais os benefícios da Farinha de Linhaça

Considerando os benefícios oferecidos pelo consumo da farinha de linhaça, é possível comprovar porque o consumo do alimento vem crescendo entre a população.

Para se ter uma ideia do potencial nutricional da semente, em 100 gramas do produto são identificados os seguintes componentes: energia (495kcal), proteína (14,1 gramas), lipídios/ácidos graxos (32,2 gramas), carboidratos (43,3 gramas) e fibras alimentares (33,5 gramas). Por isso, elencamos cinco benefícios que a farinha de linhaça proporciona aos consumidores, quando utilizada de forma contínua:

Problemas cardiovasculares

Um dos elementos presentes na linhaça são as lignanas, fibras e proteínas responsáveis por agirem na redução do colesterol total e por prevenirem o acúmulo de placas de gordura nas paredes dos vasos e artérias, causadores da aterosclerose.

Obesidade

A farinha de linhaça apresenta resultados altamente positivos para pessoas com obesidade. O consumo ofereceu efeitos benéficos na redução da absorção lipídica e na sensação de saciedade por mais tempo.

Diabetes

Outra verificação positiva do uso de farinha de linhaça foi averiguada em pacientes com diabetes. Um dos estudos apontou que a glicemia em jejum foi expressivamente menor entre as pessoas que consumiram o alimento. Reforçando a ideia de que a fibra solúvel da semente retarda o esvaziamento gástrico e promove o controle glicêmico.

Câncer

Foram observados resultados positivos em pacientes diagnosticados com câncer, após a introdução de uma dieta alimentar diária de 10 gramas de linhaça. Os ácidos graxos alfa linolênicos podem inibir a formação de tumores e reduzem a proliferação de células malignas (metástase).

Osteoporose

O uso da linhaça contribui na prevenção da osteoporose, ao estimular os rins no processo de excreção de água e sódio, protegendo os ossos da perda excessiva de cálcio.

Com mais de 30 anos de atividade, mantendo o compromisso de disponibilizar grãos e cereais para o setor de panificação. Desde o início, o objetivo principal foi fomentar o mercado de farinhas caseiras, naturais e integrais, por intermédio da parceria com agricultores especializados na produção de centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom.

Atenta às demandas da indústria de alimentos, a empresa avaliou os benefícios da linhaça na alimentação humana, que contribuíram como incentivo para uma série de pesquisas em parceria com universidades e profissionais de nutrição.

A união dos esforços no desenvolvimento e produção industrial da semente resultou no lançamento da linha Lino Live, pioneira na comercialização de produtos como farinha integral, grãos e óleo de linhaça.

Faça download do nosso
catálogo

Conheça os tipos de farinhas de linhaça que a CISBRA fornece

A linha industrial da CISBRA disponibiliza as farinhas de linhaça da semente dourada e marrom. Os grãos são processados e apresentam uma granulometria fina, com as opções desengordurada e integral.

As duas opções são indicadas para uso na panificação, produção de pães, biscoitos, bolos e massas diversas. Entre as principais vantagens de incluir a farinha de linhaça na alimentação, estão o enriquecimento do sabor, textura e valores nutricionais.

As farinhas produzidas pela CISBRA também podem ser consumidas in natura, com sucos, iogurtes, frutas, shakes ou ainda, como ingrediente de granolas e barras de cereais.

Informação Nutricional

Porções por embalagem: 1 667 (25 Kg)
Porção 15 g (1 colher de sopa)
 100g% VD (*)50g% VD (**)
Valor Energético347 kcal17%172 Kcal9%
Carboidratos66g22%33g11%
Açúcares Totais1,5g0,8g
Açúcares Adicionados0g0%0g0%
Proteínas12g24%5,8g12%
Gorduras Totais3,9g6%1,9g3%
Gorduras Saturadas0,7g4%0,3g2%
Gorduras Trans0g0%0g0%
Fibra Alimentar4,5g18%2,3g9%
Sódio4,0mg0%2,0mg0%
*”Percentual de valores diários fornecidos por 100g” ** “Percentual de valores diários fornecidos pela porção”
NÃO CONTÉM GLÚTEN
Ingredientes: Farinha integral de painço.
tipos de farinhas

CISBRA

O elo entre o campo e a indústria

A missão e os valores da CISBRA são pautados em uma história que começou em 1977, na cidade de Ijuí (Noroeste do Rio Grande do Sul), pela família Thomas. Em razão da aptidão agrícola do município, o grupo familiar decidiu investir na comercialização dos cereais que eram cultivados na região.

Depois de quase duas décadas de comércio varejista, chegou o momento de mudança no modelo de negócios. Em 1992 foi criada a Comercial Importadora Sul Brasileira LTDA (CISBRA).

O novo empreendimento manteve o foco no desenvolvimento local e iniciou a venda de matérias-primas utilizadas na produção de farinhas e pães. Passaram a adquirir produtos como centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom, produzidos por agricultores residentes nas imediações de Ijuí.

Com o crescimento da demanda pelos grãos de linhaça, na época utilizada principalmente na alimentação animal, a CISBRA deu início ao beneficiamento e comercialização da linhaça marrom em grãos e farinha. O produto chamado Raça Lux é um suplemento alimentar ofertado para equinos, com destaque para os cavalos de competição e enduros.

A trajetória da empresa foi pautada em reunir os cultivares da região e transformá-los em produtos alimentícios destinados aos animais e humanos. Por isso, em meados da década de 2000 surge a linha Lino Live, pioneira na produção de farinha integral de linhaça, grãos e óleo de linhaça destinados à alimentação humana.

Entretanto, para alcançar a qualidade dos produtos comercializados na atualidade, foram necessários estudos e pesquisas, realizados em parceria com universidades e especialistas em nutrição. Na mesma época, a CISBRA firmou uma parceria com agricultores da região para a introdução da primeira lavoura de linhaça dourada.

Atenta a essa condição, a CISBRA continua a firmar parcerias e investir em ciência e tecnologia para que o cultivo da semente seja ampliado no território nacional. A empresa iniciou em 2020 dois projetos de pesquisa em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

A primeira iniciativa tem objetivo de desenvolver estratégias de manejo para a cultura de linhaça. Com transferência de tecnologia e boas práticas ambientais, será possível maximizar a produtividade e a qualidade dos grãos utilizados no setor industrial.

Tão importante quanto aprimorar o manejo é investir no melhoramento genético dos grãos, por isso, o segundo projeto agronômico que a CISBRA participa está focado na seleção e caracterização de genótipos de alta qualidade para a linhaça.

Desse modo, a CISBRA mantém a missão de produzir matérias-primas de alta qualidade para a indústria de alimentação. Promovendo o intercâmbio entre as diversas etapas da cadeia produtiva, a empresa demonstra que é possível produzir alimentos com certificação de origem e adaptados ao clima nacional.

A farinha de linhaça é um dos melhores alimentos a serem incorporados na dieta alimentar da sociedade. Os benefícios nutricionais proporcionados ao organismo, aliados ao sabor suave, fazem desse grão um produto que não pode faltar na linha de produção das indústrias de alimentos ou no carrinho do supermercado.

O que torna a linhaça tão relevante para a saúde é sua composição rica em nutrientes, fibras, ácidos graxos, proteínas e minerais. Além disso, a diversificação de uso proporcionada pelo grão moído torna simples o consumo, quando misturada com outros alimentos no cotidiano.

Por isso, convidamos você para conhecer a linha de produtos industriais da CISBRA e comprovar a qualidade da matéria-prima comercializada. Nosso objetivo é o levar o melhor do campo para a indústria de alimentação. Navegue no nosso site para saber mais.

Gostou do produto?

Solicite um orçamento abaixo!

Envie seu currículo

Vaga para
Unidade*
Nome*
Email*
Anexe o seu currículo
Maximum file size: 10 MB
Forneço meu consentimento para receber comunicações e, estou ciente que, posso revogá-lo a qualquer momento através do "Canal de comunicação LGPD".
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com a Política de Cookies.