Grão de Bico

Veja por que o consumo do grão-de-bico está aumentando tanto e descubra como preparar esse alimento super saudável!

Muito comum nas receitas de países do Oriente Médio, Índia e Mediterrâneo, o grão-de-bico já faz parte da culinária humana há milhares de anos.

Além de ser saborosa, essa leguminosa é cheia de nutrientes que oferecem muitos benefícios para a saúde, mas também é riquíssima em óleo: enquanto a maioria delas tem entre 1% e 2% de gorduras, ela tem 5% por peso.

A textura granulada combina super bem com outros ingredientes, o que contribui para a sua versatilidade na cozinha. Das saladas ao famoso homus, o grão-de-bico é uma ótima opção para a elaboração de pratos saudáveis e com alto teor nutritivo.

O que é o grão-de-bico?

Também conhecido como ervilha-de-galinha e gravanço, o grão-de-bico é um vegetal leguminoso. Pertencente à família das fabáceas, ele é um alimento fartamente utilizado na elaboração de pratos principais, acompanhamentos, lanches e sopas.

Apesar de sua popularização crescente, por muitos anos o grão-de-bico foi apenas coadjuvante na alimentação natural, mas seu consumo tem praticamente dobrado nos últimos anos. Como tem alto valor nutricional, é uma das principais opções de quem abandona o consumo de carne, por exemplo.

Basicamente há dois tipos de grão-de-bico. Por aqui e em Portugal o tipo mais comum é o kabuli, de coloração bege e casca fina e leve. Também é o tipo mais consumido no Mediterrâneo e no Oriente Médio.

Já o grão-de-bico desi é o tipo mais consumido na Ásia, Etiópia, Irã e México, mas é dificilmente encontrado no Brasil. Os grãos têm tamanho menor do que o kabuli, com coloração mais escura e casca-grossa.

grupo 660
top view beans food concept (1)

Benefícios do grão-de-bico para a saúde

São muitos os benefícios do grão-de-bico para a saúde. Para se ter uma ideia, apenas 100g fornecem 27g de carboidratos, 9g de proteína, 8g de fibras e 3g de gorduras – mas apenas 164 calorias.

Isso sem falar que o grão-de-bico também é rico em vitamina C, K e E, ácido fólico, cálcio e fósforo. E ainda é farto em antioxidantes, substâncias que neutralizam a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Veja alguns benefícios do grão-de-bico:

Como usar o grão-de-bico

O grão-de-bico oferece uma variedade incrível de preparo, muitas vezes substituindo alimentos tradicionais nas dietas plant-based. Assim, ele faz cada vez mais sucesso como matéria-prima para o preparo de bolos, quiches, pães, massas, pizzas, hambúrgueres, sobremesas e snacks.

Mas o grão-de-bico também é muito utilizado na cozinha tradicional em saladas, cozido com carnes e/ou legumes, ou em substituição ao feijão, como chips, conservas e vinagretes, além das receitas tradicionais internacionais, como homus, falafel e até strogonoff, por exemplo.

Produtos à base de grão-de-bico

Com tantas receitas deliciosas e saudáveis, o ideal é investir em produtos variados à base de grão-de-bico e variar bastante o cardápio diário. Veja o que você pode encontrar:

chick pea wooden bowl wooden surface photoroom.png photoroom (1)

Grão-de-bico em grãos

• Produto proveniente de processos de beneficiamento, classificação, seleção e inativação enzimática dos grãos, garantindo a segurança e qualidade do alimento.
• Produto acondicionado em sacarias de polipropileno de 25 Kg.
• É fonte de proteínas e tem alto conteúdo de fibras alimentares, o que auxilia no desenvolvimento de massa muscular e emagrecimento (sensação de saciedade, controle da glicemia e função intestinal).
• Uma porção de 45 g de grão de bico contém 18% do valor diário recomendado de ferro e 26% de zinco.
• Devido a presença de ferro, é importante na prevenção da anemia, na melhora da função cerebral, muscular e na formação das hemoglobinas do sangue.
• O zinco atua no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção da depressão, na doença de Alzheimer, na proteção do sistema cardiovascular e melhora da cicatrização.

INDICAÇÃO DE USO

• Pode ser usado como ingrediente em ensopados, cozidos, saladas e aperitivos.
• Também pode ser utilizado na elaboração de farinhas em indústria de panificação, para elaboração de pães, biscoitos e outros produtos de panificação.
• Ainda pode ser aplicado na produção de cereal matinal e na elaboração de receitas saudáveis.
• Devido ao alto aporte de proteínas é amplamente utilizado na produção de alimentos veganos em substituição da carne.

Farinha de grão-de-bico

• Produto proveniente da moagem dos grãos integrais, que são previamente beneficiados, classificados, selecionados e inativados enzimaticamente, garantindo a segurança e qualidade do alimento.
• Farinha integral disponível em granulometria fina.
• Produto acondicionado em sacarias de polipropileno de 25 Kg.
• É fonte de proteínas e tem alto conteúdo de fibras alimentares, o que auxilia no desenvolvimento de massa muscular e emagrecimento (sensação de saciedade, controle da glicemia e função intestinal).
• Uma porção de 45 g de grão de bico contém 18% do valor diário recomendado de ferro e 26% de zinco.
• Devido a presença de ferro, é importante na prevenção da anemia, na melhora da função cerebral, muscular e na formação das hemoglobinas do sangue.
• O zinco atua no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção da depressão, na doença de Alzheimer, na proteção do sistema cardiovascular e melhora da cicatrização.

Informação Nutricional

Porções por embalagem: 416 (25 Kg) e 8 (500 g)
Porção: 60 g (1/2 xícara)
 100g% VD (*)60g% VD (**)
Valor Energético336 kcal17%200 Kcal10%
Carboidratos48g16%29g10%
Açúcares Totais11g6,6g
Açúcares Adicionados0g0%0g0%
Proteínas21g42%12g24%
Gorduras Totais6,7g10%4,0g6%
Gorduras Saturadas0,6g3%0,4g2%
Gorduras Trans0g0%0g0%
Fibra Alimentar13g52%8,1g32%
Sódio24mg1%14mg1%
*”Percentual de valores diários fornecidos por 100g” ** “Percentual de valores diários fornecidos pela porção”
CONTÉM GLÚTEM
Ingredientes: Grãos de bico in natura
ALÉRGICOS: PODE CONTER AVEIA, CENTEIO, CEVADA, TRIGO, TRITICALE E SOJA. OBSERVAÇÕES: O GRÃO DE BICO ORIGINALMENTE NÃO CONTÉM GLÚTEN, MAS É PROCESSADO EM AMBIENTE DE PRODUTOS COM GLÚTEN.
farinha de grao de bico

INDICAÇÃO DE USO

• Na indústria de panificação pode ser usado para fabricação de pães, bolos, biscoitos e bolachas.

Faça download do nosso
catálogo

Com mais de 30 anos de atividade, mantendo o compromisso de disponibilizar grãos e cereais para o setor de panificação. Desde o início, o objetivo principal foi fomentar o mercado de farinhas caseiras, naturais e integrais, por intermédio da parceria com agricultores especializados na produção de centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom.

Atenta às demandas da indústria de alimentos, a empresa avaliou os benefícios da linhaça na alimentação humana, que contribuíram como incentivo para uma série de pesquisas em parceria com universidades e profissionais de nutrição.

A união dos esforços no desenvolvimento e produção industrial da semente resultou no lançamento da linha Lino Live, pioneira na comercialização de produtos como farinha integral, grãos e óleo de linhaça.

CISBRA

O elo entre o campo e a indústria

A missão e os valores da CISBRA são pautados em uma história que começou em 1977, na cidade de Ijuí (Noroeste do Rio Grande do Sul), pela família Thomas. Em razão da aptidão agrícola do município, o grupo familiar decidiu investir na comercialização dos cereais que eram cultivados na região.

Depois de quase duas décadas de comércio varejista, chegou o momento de mudança no modelo de negócios. Em 1992 foi criada a Comercial Importadora Sul Brasileira LTDA (CISBRA).

O novo empreendimento manteve o foco no desenvolvimento local e iniciou a venda de matérias-primas utilizadas na produção de farinhas e pães. Passaram a adquirir produtos como centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom, produzidos por agricultores residentes nas imediações de Ijuí.

Com o crescimento da demanda pelos grãos de linhaça, na época utilizada principalmente na alimentação animal, a CISBRA deu início ao beneficiamento e comercialização da linhaça marrom em grãos e farinha. O produto chamado Raça Lux é um suplemento alimentar ofertado para equinos, com destaque para os cavalos de competição e enduros.

A trajetória da empresa foi pautada em reunir os cultivares da região e transformá-los em produtos alimentícios destinados aos animais e humanos. Por isso, em meados da década de 2000 surge a linha Lino Live, pioneira na produção de farinha integral de linhaça, grãos e óleo de linhaça destinados à alimentação humana.

Entretanto, para alcançar a qualidade dos produtos comercializados na atualidade, foram necessários estudos e pesquisas, realizados em parceria com universidades e especialistas em nutrição. Na mesma época, a CISBRA firmou uma parceria com agricultores da região para a introdução da primeira lavoura de linhaça dourada.

Atenta a essa condição, a CISBRA continua a firmar parcerias e investir em ciência e tecnologia para que o cultivo da semente seja ampliado no território nacional. A empresa iniciou em 2020 dois projetos de pesquisa em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

A primeira iniciativa tem objetivo de desenvolver estratégias de manejo para a cultura de linhaça. Com transferência de tecnologia e boas práticas ambientais, será possível maximizar a produtividade e a qualidade dos grãos utilizados no setor industrial.

Tão importante quanto aprimorar o manejo é investir no melhoramento genético dos grãos, por isso, o segundo projeto agronômico que a CISBRA participa está focado na seleção e caracterização de genótipos de alta qualidade para a linhaça.

Desse modo, a CISBRA mantém a missão de produzir matérias-primas de alta qualidade para a indústria de alimentação. Promovendo o intercâmbio entre as diversas etapas da cadeia produtiva, a empresa demonstra que é possível produzir alimentos com certificação de origem e adaptados ao clima nacional.

Gostou do produto?

Solicite um orçamento abaixo!

Informação Nutricional

Porções por embalagem: 555 (25 Kg)
Porção: 45 g (1/2 xícara)
100g % VD (*) 60g % VD (**)
Valor Energético 328 kcal 16% 148 Kcal 7%
Carboidratos 48g 16% 29g 10%
Açúcares Totais 6,4g - 3,8g -
Açúcares Adicionados 0g 0% 0g 0%
Proteínas 20g 40% 12g 24%
Gorduras Totais 1,1g 2% 0,7g 1%
Gorduras Saturadas 0,2g 1% 0,1g 1%
Gorduras Trans 0g 0% 0g 0%
Fibra Alimentar 20g 80% 12g 48%
Sódio 12mg 1% 7,2mg 0%
*"Percentual de valores diários fornecidos por 100g" ** "Percentual de valores diários fornecidos pela porção"
CONTÉM GLÚTEN
Ingredientes: Ervilha Grãos
ALÉRGICOS: PODE CONTER AVEIA, CENTEIO, CEVADA, TRIGO, TRITICALE E SOJA.
OBSERVAÇÃO: A ERVILHA ORIGINALMENTE NÃO CONTÉM GLÚTEN, MAS É PROCESSADA EM AMBIENTE DE PRODUTOS COM GLÚTEN.

Envie seu currículo

Vaga para
Unidade*
Nome*
Email*
Anexe o seu currículo
Maximum file size: 10 MB
Forneço meu consentimento para receber comunicações e, estou ciente que, posso revogá-lo a qualquer momento através do "Canal de comunicação LGPD".
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com a Política de Cookies.