Chia

A chia conquistou o mercado nacional pelos benefícios nutricionais, com destaque por ser uma boa alternativa no processo de emagrecimento. Além de contar com fibras, é rica em gorduras saudáveis, vitaminas, proteínas e minerais.

Assim como outras sementes, pode ser adicionada em alimentos para consumo na forma de farinha ou consumida in natura (grãos). A semente apresenta alterações químicas quando cultivada em temperaturas mais frias, bem como em alguns tipos de solo.

De todo modo, é considerada uma importante descoberta para a nutrição, já que pode auxiliar no desenvolvimento de alimentos funcionais de alto teor nutritivo.

Ainda assim, a chia não é recomendada como única fonte de proteína em uma dieta, pois não atende as necessidades diárias do ser humano.

Por outro lado, foi comprovada a capacidade de retenção de água que as proteínas da semente tem, influenciando diretamente em uma ação anti-inflamatória no organismo.

Outro benefício do consumo é o aumento no nível de ácidos graxos Ômega 3.

Com esse entendimento, elaboramos um artigo para detalhar os benefícios do produto para saúde humana e as opções mais populares de consumo. Continue a leitura e fique bem-informado.

grupo 413

Confira os produtos à base de chia

Uma notícia muito boa para quem não gosta de consumir a chia na forma in natura, é que existem no mercado opções como farinha e óleo. Portanto, aumentam as opções de preparo com receitas saudáveis, além de ser ofertada como suplemento na forma de cápsulas.

Por outro lado, para quem gosta da versão natural, as sementes podem ser utilizadas em receitas de pães, sopas, bolos, refogados, vitaminas, iogurte e panquecas.

Pesquisadores brasileiros registraram recentemente experimentos importantes com a chia na produção de emulsificante para sorvetes, substituto de gordura vegetal, maionese e até requeijão.

Isso é possível em função da formação do gel depois que a semente é hidratada em água.

image chia saquinho original photoroom.png photoroom (1)

Chia em grãos

Não há dúvidas dos benefícios nutricionais da chia. Por isso, é importante conhecer os fornecedores e a procedência do produto.

A CISBRA, referência nacional no processamento e comercialização de grãos e farinhas integrais, conta com um portfólio especial para atender a indústria alimentícia e de panificação.

Sendo assim, a Chia oferecida é proveniente de processos de beneficiamento, classificação e seleção das sementes, de modo a garantir a segurança e qualidade do produto.

O produto pode ser adquirido em embalagens de 25kg, mediante pedido.

Informação Nutricional

Porções por embalagem: 7 porções (100 g) e 1667 porções (25 Kg)
Porção: 15 g (1 colher de sopa)
 100g% VD (*)15g% VD (**)
Valor Energético359 kcal18%54 Kcal3%
Carboidratos5,0 g2%0,8 g0%
Açúcares Totais5,0 g0,8 g
Açúcares Adicionados0g0%0g0%
Proteínas15 g30%2,3 g5%
Gorduras Totais31 g48%4,6 g7%
Gorduras Saturadas3,3 g17%0,5 g3%
Gorduras Trans0 g0%0g0%
Gorduras Monoinsaturadas: Ômega-9 (Ácido Oléico)2,6 g13%0,4 g2%
Gorduras Poliinsaturadas:25 g13%3,74 g19%
Ômega-6 (Ácido linoléico)5,5 g31%0,83 g4%
Ômega-3 (Ácido linolênico)19.400 mg485%2.910 mg73%
Colesterol0 mg0%0 mg0%
Fibra Alimentar36 g144%5,4 g22%
Sódio16 mg1%2,4 mg0%
*”Percentual de valores diários fornecidos por 100g” ** “Percentual de valores diários fornecidos pela porção”
CONTÉM GLÚTEN
Ingredientes: Grãos de chia.
ALÉRGICOS: PODE CONTER TRIGO, AVEIA, CENTEIO, CEVADA, TRITICALE E SOJA.
OBS.: A CHIA ORIGINALMENTE NÃO CONTÉM GLÚTEN, MAS É PROCESSADA EM AMBIENTE
DE PRODUTOS COM GLÚTEN.

O que é e para serve a chia?

A chia é uma planta herbácea consumida há milhares de anos pela humanidade. Algumas pesquisas apontam que é originária da América Central (região da Guatemala), também conhecida como sálvia hispânica.

Uma das lendas que mencionam a semente destaca que os guerreiros guatemaltecos consumiam o produto quando saiam para longas viagens.

Os soldados acreditavam que uma colher de sopa de chia sustentava um homem adulto o dia todo. Ainda que a crença seja exagerada, é uma menção às características de saciedade e controle do apetite.

No entanto, uma das características mais importantes da chia é a quantidade de Ômega 3 e fibras, que a torna um excelente antioxidante e item indispensável para uma dieta saudável.

Sendo assim, promove melhora da digestão, prevenção da diabetes e redução do risco de doenças cardiovasculares.

Outro grupo beneficiado pelos valores nutricionais da semente são os atletas.

O consumo controlado aumenta o rendimento durante os treinos e acelera a recuperação muscular, em razão das proteínas vegetais, do Ômega 3 e dos minerais que são expelidos pelo suor.

Assim, pode ser incluída nas dietas vegetarianas e veganas, por ser fonte de aminoácidos essenciais.

Principais benefícios da chia

Como foi possível observar, a chia é um super alimento que atende diferentes necessidades nutricionais e dietas. Como qualquer produto, deve ser consumida com moderação para que a pessoa obtenha os melhores resultados no organismo.

Desse modo, elencamos os principais benefícios ao incluí-la na dieta diária. Acompanhe:

Emagrecimento

A chia ficou famosa por ser indicada para pessoas com sobrepeso e processo de emagrecimento. O papel da semente ocorre porque ela absorve uma grande quantidade de água no estômago.

A hidratação forma um tipo de gel, que prolonga a digestão dos alimentos e, consequentemente, a sensação de saciedade dura tempo.

Controle da glicose

Dotada de alto teor de fibras, a semente reduz a absorção dos carboidratos, controlando os níveis de glicemia no sangue, além de prevenir o surgimento da resistência à insulina para pacientes com diabetes.

Equilíbrio do aparelho digestivo

A chia é rica em fibras solúveis, responsáveis por absorver água para as fezes, hidratando e facilitando a evacuação.

Contudo, para alcançar essa condição, é necessário beber bastante água ao longo do dia e consumir as sementes, de preferência hidratadas.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Dotada de alto teor de fibras, a semente reduz a absorção dos carboidratos, controlando os níveis de glicemia no sangue, além de prevenir o surgimento da resistência à insulina para pacientes com diabetes.

Além do Ômega 3, a chia também é constituída por Ômega 6, dotada de propriedades para reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

Aumenta a imunidade

Os minerais presentes na semente são importantes para o sistema imunológico, como, por exemplo: selênio, fósforo, manganês, cálcio, potássio, sódio e zinco.

Sendo assim, o consumo frequente contribui para aumentar a imunidade e evitar gripes, resfriados e processos infecciosos.

Entre em contato, solicite um orçamento e tenha a segurança de adquirir uma matéria-prima de alta qualidade.

Faça download do nosso
catálogo

Com mais de 30 anos de atividade, mantendo o compromisso de disponibilizar grãos e cereais para o setor de panificação. Desde o início, o objetivo principal foi fomentar o mercado de farinhas caseiras, naturais e integrais, por intermédio da parceria com agricultores especializados na produção de centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom.

Atenta às demandas da indústria de alimentos, a empresa avaliou os benefícios da linhaça na alimentação humana, que contribuíram como incentivo para uma série de pesquisas em parceria com universidades e profissionais de nutrição.

A união dos esforços no desenvolvimento e produção industrial da semente resultou no lançamento da linha Lino Live, pioneira na comercialização de produtos como farinha integral, grãos e óleo de linhaça.

CISBRA

O elo entre o campo e a indústria

A missão e os valores da CISBRA são pautados em uma história que começou em 1977, na cidade de Ijuí (Noroeste do Rio Grande do Sul), pela família Thomas. Em razão da aptidão agrícola do município, o grupo familiar decidiu investir na comercialização dos cereais que eram cultivados na região.

Depois de quase duas décadas de comércio varejista, chegou o momento de mudança no modelo de negócios. Em 1992 foi criada a Comercial Importadora Sul Brasileira LTDA (CISBRA).

O novo empreendimento manteve o foco no desenvolvimento local e iniciou a venda de matérias-primas utilizadas na produção de farinhas e pães. Passaram a adquirir produtos como centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom, produzidos por agricultores residentes nas imediações de Ijuí.

Com o crescimento da demanda pelos grãos de linhaça, na época utilizada principalmente na alimentação animal, a CISBRA deu início ao beneficiamento e comercialização da linhaça marrom em grãos e farinha. O produto chamado Raça Lux é um suplemento alimentar ofertado para equinos, com destaque para os cavalos de competição e enduros.

A trajetória da empresa foi pautada em reunir os cultivares da região e transformá-los em produtos alimentícios destinados aos animais e humanos. Por isso, em meados da década de 2000 surge a linha Lino Live, pioneira na produção de farinha integral de linhaça, grãos e óleo de linhaça destinados à alimentação humana.

Entretanto, para alcançar a qualidade dos produtos comercializados na atualidade, foram necessários estudos e pesquisas, realizados em parceria com universidades e especialistas em nutrição. Na mesma época, a CISBRA firmou uma parceria com agricultores da região para a introdução da primeira lavoura de linhaça dourada.

Atenta a essa condição, a CISBRA continua a firmar parcerias e investir em ciência e tecnologia para que o cultivo da semente seja ampliado no território nacional. A empresa iniciou em 2020 dois projetos de pesquisa em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

A primeira iniciativa tem objetivo de desenvolver estratégias de manejo para a cultura de linhaça. Com transferência de tecnologia e boas práticas ambientais, será possível maximizar a produtividade e a qualidade dos grãos utilizados no setor industrial.

Tão importante quanto aprimorar o manejo é investir no melhoramento genético dos grãos, por isso, o segundo projeto agronômico que a CISBRA participa está focado na seleção e caracterização de genótipos de alta qualidade para a linhaça.

Desse modo, a CISBRA mantém a missão de produzir matérias-primas de alta qualidade para a indústria de alimentação. Promovendo o intercâmbio entre as diversas etapas da cadeia produtiva, a empresa demonstra que é possível produzir alimentos com certificação de origem e adaptados ao clima nacional.

Gostou do produto?

Solicite um orçamento abaixo!

Envie seu currículo

Vaga para
Unidade*
Nome*
Email*
Anexe o seu currículo
Maximum file size: 10 MB
Forneço meu consentimento para receber comunicações e, estou ciente que, posso revogá-lo a qualquer momento através do "Canal de comunicação LGPD".
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com a Política de Cookies.