Triticale

Já ouviu falar no triticale? Saiba o que é e o por que esse híbrido tem chamado a atenção da culinária na produção de pães, biscoitos e pizzas!

Indicado como ótima opção para cultivo alternativo em segunda safra, o triticale ganha cada vez mais espaço no mercado da vida saudável.

Conhecer um pouco mais sobre esse cereal híbrido e desbravar todas as suas possibilidades pode render boas surpresas para o seu negócio. Veja o que é e para que serve essa alternativa alimentar promissora.

O que é o triticale?

Considerado um cereal de inverno, o triticale é um cereal híbrido de trigo e centeio. O grão é bastante utilizado na alimentação animal, mas já começa a chamar atenção por seu uso na cozinha.

Polônia, Bielorússia, Alemanha e França são os países que mais produzem triticale. Já no Brasil, os maiores produtores do cereal são Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Com alta tolerância às geadas, o triticale colabora para a manutenção de palhada em solos arenosos e fracos, assim como do plantio direto.

grupo 404
wheat field ears golden wheat closeup harvest concept (1)

Como usar o triticale e quais seus benefícios?

Apesar do teor médio de proteína elevado, o grão tem menos teores de glúten do que o trigo. Além disso, devido à sua textura, o triticale é mais usado para forneados por tempo curto.

Na alimentação humana, a farinha de triticale é mais empregada na produção de massas para pizzas, bolos, biscoitos, waffles, panquecas, tortilhas e outros derivados de baixa fermentação.

Os grãos, altamente nutritivos, podem ser usados inclusive na nutrição animal, mas também oferecem vários benefícios para a saúde humana.

O híbrido tem, por exemplo, um elevado teor de fibras, vitaminas e minerais (como ferro, zinco, cálcio, potássio e manganês), que ajudam no desenvolvimento de ossos, músculos, coração e na prevenção da anemia.

Além disso, o triticale também contribui para a formação das células do organismo e a produção de colágeno, por ser uma ótima fonte de proteínas.

Em algumas regiões da Turquia, até 30% de farinha de triticale é usada em mistura com farinha de trigo para panificação. E, na China, ele é tradicionalmente usado para fazer macarrão, panquecas e pão cozido no vapor.

Produtos à base de triticale CISBRA

Curioso para experimentar o triticale em suas receitas e surpreender os clientes? Veja os produtos à base de triticale que você pode encontrar:

triticale em graos

Triticale em grãos

• Produto in natura, proveniente de processos de beneficiamento, classificação e seleção que garantem a segurança e qualidade dos grãos.
• Cereal derivado do cruzamento dos grãos de trigo e centeio, com baixo teor de glúten.
• Pode ser fornecido na opção inativada.
• Produto acondicionado em sacarias de polipropileno de 25kg.
• Possui elevada taxa proteica, rico nos aminoácidos lisina, metionina e cistina, essenciais para o crescimento normal em crianças e fortalecimento de pele, cabelos, unhas e glóbulos vermelhos no sangue.

INDICAÇÃO DE USO

• Uso indicado em panificação para elaboração de pães, biscoitos, bolos e massas a fim de enriquecer o sabor, textura e valores nutricionais necessários à saúde, bem como no uso diverso na fabricação de alimentos saudáveis.

Informação Nutricional

Porções por embalagem: 555 (25 Kg)
Porção: 45g (1/2 x´ícara)
 100g% VD (*)45g% VD (**)
Valor Energético315 kcal16%142 Kcal7%
Carboidratos64g21%29g10%
Açúcares Totais3,8g1,7g
Açúcares Adicionados0g0%0g0%
Proteínas11g22%4,8g10%
Gorduras Totais1,7g3%0,7g1%
Gorduras Saturadas0,3g2%0,1g1%
Gorduras Trans0,1g5%0g0%
Fibra Alimentar10g40%4,7g19%
Sódio2,0mg0%0mg0%
*”Percentual de valores diários fornecidos por 100g” ** “Percentual de valores diários fornecidos pela porção”
farinha de triticale

Farinha integral de Triticale

• Produto proveniente da moagem dos grãos integrais, que são previamente beneficiados, classificados e selecionados, garantindo a segurança e qualidade do alimento.
• Farinha integral disponível na granulometria fina.
• Cereal derivado do cruzamento dos grãos de trigo e centeio, com baixo teor de glúten.
• Pode ser fornecido na opção inativada.
• Produto acondicionado em sacarias de polipropileno de 25kg.
• Possui elevada taxa proteica, rico nos aminoácidos lisina, metionina e cistina, essenciais para o crescimento normal em crianças e fortalecimento de pele, cabelos, unhas e glóbulos vermelhos no sangue.

INDICAÇÃO DE USO

• Uso indicado em panificação para elaboração de pães, biscoitos, bolos e massas a fim de enriquecer o sabor, textura e valores nutricionais necessários à saúde, bem como no uso diverso na fabricação de alimentos saudáveis.

Informação Nutricional

Porções por embalagem: 500 (25 Kg)
Porção: 50g (1/2 x´ícara)
100g % VD (*) 50g % VD (**)
Valor Energético 319 kcal 16% 159 Kcal 8%
Carboidratos 62g 21% 31g 10%
Açúcares Totais 3,7g 1,9g
Açúcares Adicionados 0g 0% 0g 0%
Proteínas 12g 24% 5,9g 12%
Gorduras Totais 2,5g 4% 1,3g 2%
Gorduras Saturadas 0,5g 3% 0,3g 2%
Gorduras Trans 0,1g 5% 0g 0%
Fibra Alimentar 11g 44% 5,4g 22%
Sódio 2,0mg 0% 1,0mg 0%
*”Percentual de valores diários fornecidos por 100g” ** “Percentual de valores diários fornecidos pela porção”
CONTÉM GLÚTEN
Ingredientes: Farinha integral de triticale laminada.
ALÉRGICOS: CONTÉM TRITICALE. PODE CONTER TRIGO, AVEIA, CENTEIO, CEVADA E SOJA.

Faça download do nosso
catálogo

Com mais de 30 anos de atividade, mantendo o compromisso de disponibilizar grãos e cereais para o setor de panificação. Desde o início, o objetivo principal foi fomentar o mercado de farinhas caseiras, naturais e integrais, por intermédio da parceria com agricultores especializados na produção de centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom.

Atenta às demandas da indústria de alimentos, a empresa avaliou os benefícios da linhaça na alimentação humana, que contribuíram como incentivo para uma série de pesquisas em parceria com universidades e profissionais de nutrição.

A união dos esforços no desenvolvimento e produção industrial da semente resultou no lançamento da linha Lino Live, pioneira na comercialização de produtos como farinha integral, grãos e óleo de linhaça.

CISBRA

O elo entre o campo e a indústria

A missão e os valores da CISBRA são pautados em uma história que começou em 1977, na cidade de Ijuí (Noroeste do Rio Grande do Sul), pela família Thomas. Em razão da aptidão agrícola do município, o grupo familiar decidiu investir na comercialização dos cereais que eram cultivados na região.

Depois de quase duas décadas de comércio varejista, chegou o momento de mudança no modelo de negócios. Em 1992 foi criada a Comercial Importadora Sul Brasileira LTDA (CISBRA).

O novo empreendimento manteve o foco no desenvolvimento local e iniciou a venda de matérias-primas utilizadas na produção de farinhas e pães. Passaram a adquirir produtos como centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom, produzidos por agricultores residentes nas imediações de Ijuí.

Com o crescimento da demanda pelos grãos de linhaça, na época utilizada principalmente na alimentação animal, a CISBRA deu início ao beneficiamento e comercialização da linhaça marrom em grãos e farinha. O produto chamado Raça Lux é um suplemento alimentar ofertado para equinos, com destaque para os cavalos de competição e enduros.

A trajetória da empresa foi pautada em reunir os cultivares da região e transformá-los em produtos alimentícios destinados aos animais e humanos. Por isso, em meados da década de 2000 surge a linha Lino Live, pioneira na produção de farinha integral de linhaça, grãos e óleo de linhaça destinados à alimentação humana.

Entretanto, para alcançar a qualidade dos produtos comercializados na atualidade, foram necessários estudos e pesquisas, realizados em parceria com universidades e especialistas em nutrição. Na mesma época, a CISBRA firmou uma parceria com agricultores da região para a introdução da primeira lavoura de linhaça dourada.

Atenta a essa condição, a CISBRA continua a firmar parcerias e investir em ciência e tecnologia para que o cultivo da semente seja ampliado no território nacional. A empresa iniciou em 2020 dois projetos de pesquisa em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

A primeira iniciativa tem objetivo de desenvolver estratégias de manejo para a cultura de linhaça. Com transferência de tecnologia e boas práticas ambientais, será possível maximizar a produtividade e a qualidade dos grãos utilizados no setor industrial.

Tão importante quanto aprimorar o manejo é investir no melhoramento genético dos grãos, por isso, o segundo projeto agronômico que a CISBRA participa está focado na seleção e caracterização de genótipos de alta qualidade para a linhaça.

Desse modo, a CISBRA mantém a missão de produzir matérias-primas de alta qualidade para a indústria de alimentação. Promovendo o intercâmbio entre as diversas etapas da cadeia produtiva, a empresa demonstra que é possível produzir alimentos com certificação de origem e adaptados ao clima nacional.

Gostou do produto?

Solicite um orçamento abaixo!

Envie seu currículo

Vaga para
Unidade*
Nome*
Email*
Anexe o seu currículo
Maximum file size: 10 MB
Forneço meu consentimento para receber comunicações e, estou ciente que, posso revogá-lo a qualquer momento através do "Canal de comunicação LGPD".
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com a Política de Cookies.