Girassol

Sabia que o girassol é uma planta totalmente comestível e rica em nutrientes? Conheça os produtos derivados da flor do sol e como usar!

Originário da América do Norte, há mais de 3 mil anos o girassol já era cultivado pelos povos indígenas para fins alimentícios. Mas foram os espanhóis que em meados do século XVI disseminaram pela Europa a flor que acompanha a trajetória do sol.

Foram os europeus, aliás, que trouxeram para o Brasil o hábito de ingerir grãos torrados e fazer um saboroso chá matinal com o Helianthus annuus, nome científico do girassol.

Esse chá, inclusive, é usado até hoje na medicina popular para alívio de tosses, febres, feridas e inchaço. Já o óleo, além da culinária, também é excelente para a pele, principalmente como cicatrizante de feridas e para evitar escaras em pacientes longamente acamados. E na cozinha o girassol é sinônimo de alimentação saudável por ser rico em nutrientes essenciais.

Girassol: para que serve?

Na verdade, essa planta – que simboliza a felicidade, a energia positiva e a vitalidade – não é uma flor, mas um grupamento de centenas e até milhares de pequenas flores.

As flores periféricas formam a pétala de cor amarela, associada à atração dos polinizadores. Já as flores tubulares que ficam na parte central são as responsáveis pela fertilidade: a produção dos frutos e dos grãos.

Mas além da beleza que faz da flor de sol ser valorizada como planta ornamental, o girassol é também rico em nutrientes.

Então, na verdade, o girassol é uma planta multifuncional e está entre as 85% de espécies de flores comestíveis do mundo.

Aliás, todo o girassol é comestível. Além dos grãos, as lígulas branqueadas podem ser misturadas em saladas e risotos, por exemplo. E o seu botão floral (que é a flor antes de abrir) também pode ser cozido e servido como aspargo.

Os grãos são amplamente comercializados na indústria alimentícia para a preparação de iguarias. As flores do girassol contêm quercimeritrina, uma considerável quantidade de colina e betaína; ácido solantico, etc. Já os grãos são ricos em óleo.

grupo 659
wickbold 0007 16 abril post 12 21 (1)

Benefícios do girassol

A chamada flor do sol é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. E é muito versátil porque tem um sabor neutro, que pode ser acrescentada em saladas, sopas, sucos, vitaminas, pães, biscoitos, bolos, granola, etc. Então é muito fácil aproveitar todos os seus benefícios.

E a concentração de nutrientes é tão grande que 30g diárias de grãos oferecem 160 calorias e já são suficientes para aproveitar todas as suas propriedades nutricionais, já que contém cálcio, vitamina B, vitamina E, ferro, fibras, fósforo, magnésio, potássio e zinco.

Veja alguns desses benefícios:

Produtos à base de girassol

Como uma planta totalmente comestível e sem sabor, o girassol é extremamente versátil na culinária. E há vários produtos que o tornam ainda mais fácil e gostoso de ser consumido.

Pepita de girassol

A pepita de girassol são os grãos de girassol sem casca, sem sal e prontas para o consumo. São ricas em nutrientes como vitamina E, vitamina B e selênio.

Como são ricas em ômega 6 (ácidos graxos poli-insaturado linoleico), ômega 9 (monoinsaturado oleico) e selênio, as pepitas favorecem a digestão, contribuem para o controle do colesterol e da diabetes por reduzir a formação de plaquetas de gordura nas artérias.

Além disso, a pepita é rica em vitaminas A, B, D e K e colabora para a perda de peso, porque aumenta a sensação de saciedade.

E é ainda fonte de magnésio e triptofano (aminoácido precursor da serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”), melhorando o estresse, a ansiedade e a insônia.

A pepita de girassol pode ser consumida em sua forma natural em saladas, patês, sopas, barras de cereais e granolas.

Mas também pode ser usada como ingrediente no preparo de pães, biscoitos, bolos e massas com alto valor agregado por seu sabor, textura e benefícios nutricionais. Por outro lado, ficam uma delícia também assadas ou torradas, doces ou salgadas, como aperitivo ou snacks. A porção recomendada por dia de grão de girassol é de 30 g.

Informação Nutricional

Porções por embalagem: 1667 (25 Kg) e 13 (200g)
Porção: 15g (1 colher de sopa)
 100g% VD (*)15g% VD (**)
Valor Energético598 kcal30%89 Kcal4%
Carboidratos5,3g2%0,8g0%
Açúcares Totais3,5g0,5g
Açúcares Adicionados0g0%0g0%
Proteínas25g50%3,7g7%
Gorduras Totais das Quais:53g82%7,9g12%
Gorduras Saturadas6,3g32%0,9g5%
Gorduras Trans0,1g5%0g0%
Gorduras Monoinsat:
Ômega-9
22g
22g
110%
-_
3,4g
3,4g
18%
19%
Gord.Poliinsaturadas:
Ômega-6
23g
23g
115%
118%
3,5g
3,5g
18%
19%
Ômega-350mg1%7,5mg0%
Fibra Alimentar8,8g35%1,3g5%
Sódio9,0mg0%1,4mg0%
*”Percentual de valores diários fornecidos por 100g” ** “Percentual de valores diários fornecidos pela porção”

Farinha de girassol

A farinha de girassol é obtida através da moagem dos grãos de girassol torrados. Rica em fibras, fica ótima no preparo de pães, bolos, tortas doces e salgadas, e também adicionada a sucos, vitaminas e cereais.

Uma colher de sopa de farinha de girassol tem cerca de 13 kcal, 1,4 g de carboidratos, 1,9 g de proteína e 0,1 g de gordura.

Informação Nutricional

Porções por embalagem: 1666 (25 Kg) e 13 (200g)
Porção: 15g (1 colher de sopa)
 100g% VD (*)15g% VD (**)
Valor Energético300 kcal15%45 Kcal2%
Carboidratos6,0g2%0,9g0%
Açúcares Totais4,0g0,6g
Açúcares Adicionados0g0%0g0%
Proteínas51g102%7,7g15%
Gorduras Totais8,0g12%1,2g2%
Gorduras Saturadas0,8g4%0,1g1%
Gorduras Trans0g0%0g0%
Gorduras Monoinsat:
Ômega-9
6,5g33%1,0g5%
Gord.Poliinsaturadas:
Ômega-6
0,7g4%0,1g1%
Fibra Alimentar21g84%3,2g13%
Sódio0mg0%0mg0%
*”Percentual de valores diários fornecidos por 100g” ** “Percentual de valores diários fornecidos pela porção”

Proteína de girassol

Outra forma de aproveitar os benefícios da planta é através da proteína de girassol, que tem alta concentração de BCAA, vitamina E, triptofano e arginina.

A proteína vegetal tem uma potente ação anti-inflamatória e auxilia no equilíbrio saudável do colesterol, com poderosas propriedades antioxidantes.

Além disso, é uma opção low carb para o crescimento, manutenção e regeneração dos músculos, ajudando também a reduzir a fadiga muscular ao recuperar os índices de proteínas degradadas durante os exercícios físicos.

Faça download do nosso
catálogo

Com mais de 30 anos de atividade, mantendo o compromisso de disponibilizar grãos e cereais para o setor de panificação. Desde o início, o objetivo principal foi fomentar o mercado de farinhas caseiras, naturais e integrais, por intermédio da parceria com agricultores especializados na produção de centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom.

Atenta às demandas da indústria de alimentos, a empresa avaliou os benefícios da linhaça na alimentação humana, que contribuíram como incentivo para uma série de pesquisas em parceria com universidades e profissionais de nutrição.

A união dos esforços no desenvolvimento e produção industrial da semente resultou no lançamento da linha Lino Live, pioneira na comercialização de produtos como farinha integral, grãos e óleo de linhaça.

CISBRA

O elo entre o campo e a indústria

A missão e os valores da CISBRA são pautados em uma história que começou em 1977, na cidade de Ijuí (Noroeste do Rio Grande do Sul), pela família Thomas. Em razão da aptidão agrícola do município, o grupo familiar decidiu investir na comercialização dos cereais que eram cultivados na região.

Depois de quase duas décadas de comércio varejista, chegou o momento de mudança no modelo de negócios. Em 1992 foi criada a Comercial Importadora Sul Brasileira LTDA (CISBRA).

O novo empreendimento manteve o foco no desenvolvimento local e iniciou a venda de matérias-primas utilizadas na produção de farinhas e pães. Passaram a adquirir produtos como centeio, triticale, trigo, aveia, cevada e linhaça marrom, produzidos por agricultores residentes nas imediações de Ijuí.

Com o crescimento da demanda pelos grãos de linhaça, na época utilizada principalmente na alimentação animal, a CISBRA deu início ao beneficiamento e comercialização da linhaça marrom em grãos e farinha. O produto chamado Raça Lux é um suplemento alimentar ofertado para equinos, com destaque para os cavalos de competição e enduros.

A trajetória da empresa foi pautada em reunir os cultivares da região e transformá-los em produtos alimentícios destinados aos animais e humanos. Por isso, em meados da década de 2000 surge a linha Lino Live, pioneira na produção de farinha integral de linhaça, grãos e óleo de linhaça destinados à alimentação humana.

Entretanto, para alcançar a qualidade dos produtos comercializados na atualidade, foram necessários estudos e pesquisas, realizados em parceria com universidades e especialistas em nutrição. Na mesma época, a CISBRA firmou uma parceria com agricultores da região para a introdução da primeira lavoura de linhaça dourada.

Atenta a essa condição, a CISBRA continua a firmar parcerias e investir em ciência e tecnologia para que o cultivo da semente seja ampliado no território nacional. A empresa iniciou em 2020 dois projetos de pesquisa em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

A primeira iniciativa tem objetivo de desenvolver estratégias de manejo para a cultura de linhaça. Com transferência de tecnologia e boas práticas ambientais, será possível maximizar a produtividade e a qualidade dos grãos utilizados no setor industrial.

Tão importante quanto aprimorar o manejo é investir no melhoramento genético dos grãos, por isso, o segundo projeto agronômico que a CISBRA participa está focado na seleção e caracterização de genótipos de alta qualidade para a linhaça.

Desse modo, a CISBRA mantém a missão de produzir matérias-primas de alta qualidade para a indústria de alimentação. Promovendo o intercâmbio entre as diversas etapas da cadeia produtiva, a empresa demonstra que é possível produzir alimentos com certificação de origem e adaptados ao clima nacional.

Gostou do produto?

Solicite um orçamento abaixo!

Envie seu currículo

Vaga para
Unidade*
Nome*
Email*
Anexe o seu currículo
Maximum file size: 10 MB
Forneço meu consentimento para receber comunicações e, estou ciente que, posso revogá-lo a qualquer momento através do "Canal de comunicação LGPD".
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com a Política de Cookies.