Arroz

O arroz é o segundo alimento mais consumido no mundo e oferece diversos benefícios para a saúde. Veja quais são e como aproveitar esse cereal tão versátil!

Conheça os produtos da nossa linha:

Presente na alimentação diária da maioria dos brasileiros, o arroz é cultivado há mais de 5 mil anos na China e na Índia. E, hoje, em mais de centenas de países. Com tanta popularidade, a maioria das pessoas nem imagina que esse grão é uma das principais fontes de carboidratos para o organismo.

Vale lembrar que são os carboidratos que fornecem energia ao organismo, contribuindo também para a restauração e o desenvolvimento dos tecidos. No Brasil, é conhecido como parte da dupla imbatível junto com o feijão, uma preferência nacional cheia de benefícios. Porém, em vários lugares do mundo, o arroz é a base da alimentação e já foi considerado uma iguaria valiosa.

São vários os tipos que podem ser encontrados no mercado, enriquecendo o cardápio de quem trabalha com alimentação saudável. No total são sete tipos, entre os quais o arroz polido (branco) é o mais popular e com a maior quantidade de carboidratos, porém menos proteínas. Já o integral tem a maior quantidade de fibras e vitaminas, como a B1.

Há, também, o arroz selvagem: preto por fora e branco por dentro, rico em fibras, proteínas, aminoácidos e gordura. Assim como o negro, rico em antioxidantes; e o vermelho, que contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol.

O que é o arroz?

O arroz, na verdade Oryza sativa, é uma planta da família das gramíneas, um cereal que precisa de temperaturas entre 24ºC e 30ºC e muita água para se desenvolver plenamente.

É o segundo alimento mais consumido em todo o mundo e o terceiro cereal mais produzido. Milho e trigo estão em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Além disso, o arroz é também o cereal que tem o menor potencial alergênico. Por isso, costuma ser indicado como o primeiro a fazer parte do início da alimentação sólida do bebê.

Outro ponto importante é que o arroz não tem colesterol, mas é rico em potássio, ferro e fósforo. E como é de fácil digestão, também é muito indicado para estados de convalescença em geral.

grupo 659

Como usar o arroz?

Saboroso e cheio de propriedades benéficas para a saúde, o arroz é também um alimento muito versátil. O maior consumidor mundial do cereal é a China, que é também o maior produtor. Entretanto, há receitas variadas à base dele na culinária de praticamente todas as partes do planeta.

Por aqui, um dos mais famosos pratos típicos brasileiros é o feijão com arroz, um casamento considerado perfeito sob o ponto de vista nutricional e de paladar. A combinação fornece uma quantidade considerável de aminoácidos essenciais necessários à saúde.

Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas. Eles são considerados essenciais porque não são produzidos pelo organismo, precisando ser obtidos através da alimentação.

Por outro lado, o arroz também pode ser usado na produção de receitas criativas salgadas e doces, como bolos, tortas, sopas, pães e uma infinidade de opções. Entre elas, algumas bebidas, como o saquê: um preparo típico japonês cujo álcool é obtido do cereal fermentado.

paddy harvest golden yellow paddy hand farmer carrying paddy hand rice (1)

Benefícios do arroz

Riquíssimo em carboidratos, seu principal benefício é fornecer energia para o organismo. Também contém vitaminas, minerais e aminoácidos, fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Ao ser combinado com favas, lentilhas e outros grãos, como o próprio feijão, o arroz fornece proteínas que, além de favorecerem os tecidos, também reforçam a imunidade e na manutenção das células. E, como não tem glúten, é uma ótima fonte de alimento para quem tem doença celíaca.

Por ser de fácil digestão, também é especialmente recomendado para quem tem problemas digestivos, como refluxo, diverticulite, diarreia ou gastrite, que precisam de uma alimentação com baixo índice de fibras.

Produtos à base de arroz

Os dois tipos de mais consumidos são o branco e o integral. A principal diferença entre eles é que a casca e o gérmen são retirados no processo de branqueamento do cereal. Com isso, o arroz branco possui concentração menor de fibras, vitaminas e minerais do que a sua versão integral.

Porém, há estudos que sugerem o consumo reduzido de arroz branco devido a um possível aumento de açúcar no sangue, que pode ter relação com algumas doenças cardíacas, obesidade e diabetes tipo II. O integral, por outro lado, é relacionado justamente à redução do risco dessas doenças.

Com tantos benefícios à saúde, toda a sua versatilidade no preparo de iguarias e acompanhamento de pratos principais, há vários produtos à base de arroz no mercado.

Alguns dos mais populares são as farinhas, uma forma saudável e prática de elaborar novas receitas com o cereal, como macarrão, bolos, tortas, panquecas, etc.

farinha arroz branco

Farinha de arroz branco

• Produto proveniente da moagem dos grãos de arroz despeliculados, que são previamente beneficiados, classificados e selecionados, garantindo a segurança e qualidade do alimento.
• Farinha de granulometria fina.
• Produto acondicionado em sacarias de polipropileno de 25kg.

INDICAÇÃO DE USO

• Na indústria de panificação pode ser moído como farinha para fabricação de pães, bolos, biscoitos e bolachas.

farinha arroz integral

Farinha de arroz integral

Produto proveniente da moagem dos grãos integrais, que são previamente beneficiados, classificados e selecionados, garantindo a segurança e qualidade do alimento.
• Farinha integral disponível em granulometria fina.
• Produto acondicionado em sacarias de polipropileno de 25kg. As fibras insolúveis presentes na película do grão estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade.
• Contém vitamina B1, que auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.
• Melhora a saúde dos ossos, das unhas e dos cabelos.
• Auxilia no metabolismo da glicose nos diabéticos.
• Protege o sistema nervoso.

INDICAÇÃO DE USO

• Na indústria de panificação pode ser usado para fabricação de pães, bolos, biscoitos e bolachas.

grãos de arroz integral

Grãos de arroz integral

Produto proveniente de processos de beneficiamento, classificação e seleção dos grãos, que garantem a segurança e qualidade do alimento.
• Disponibilizado também na opção Arroz Branco.
• Produto acondicionado em sacarias de polipropileno de 25kg.
• As fibras insolúveis presentes na película do grão estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade.
• Contém vitamina B1, que auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.
• Melhora a saúde dos ossos, das unhas e dos cabelos.
• Auxilia no metabolismo da glicose nos diabéticos.
• Protege o sistema nervoso.

INDICAÇÃO DE USO

• Pode ser preparado como acompanhamento de vários tipos de pratos.
• Tendência no mercado atual como componente de mix de arroz integral.
• Na indústria de panificação pode ser moído como farinha para fabricação de pães, bolos, biscoitos e bolachas.

Faça download do nosso catálogo

Gostou do produto?

Solicite um orçamento abaixo!

Informação Nutricional

Porções por embalagem: 555 (25 Kg)
Porção: 45 g (1/2 xícara)
100g % VD (*) 60g % VD (**)
Valor Energético 328 kcal 16% 148 Kcal 7%
Carboidratos 48g 16% 29g 10%
Açúcares Totais 6,4g - 3,8g -
Açúcares Adicionados 0g 0% 0g 0%
Proteínas 20g 40% 12g 24%
Gorduras Totais 1,1g 2% 0,7g 1%
Gorduras Saturadas 0,2g 1% 0,1g 1%
Gorduras Trans 0g 0% 0g 0%
Fibra Alimentar 20g 80% 12g 48%
Sódio 12mg 1% 7,2mg 0%
*"Percentual de valores diários fornecidos por 100g" ** "Percentual de valores diários fornecidos pela porção"
CONTÉM GLÚTEN
Ingredientes: Ervilha Grãos
ALÉRGICOS: PODE CONTER AVEIA, CENTEIO, CEVADA, TRIGO, TRITICALE E SOJA.
OBSERVAÇÃO: A ERVILHA ORIGINALMENTE NÃO CONTÉM GLÚTEN, MAS É PROCESSADA EM AMBIENTE DE PRODUTOS COM GLÚTEN.

Envie seu currículo

Vaga para
Unidade*
Nome*
Email*
Anexe o seu currículo
Maximum file size: 10 MB
Forneço meu consentimento para receber comunicações e, estou ciente que, posso revogá-lo a qualquer momento através do "Canal de comunicação LGPD".
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com a Política de Cookies.