Para um desenvolvimento saudável, seu cavalo precisa de alimentação balanceada, rica em proteínas, vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais. É através dela que o animal atingirá o máximo do seu rendimento. É preciso adaptar-se as novas técnicas de nutrição eqüina para poder assegurar-se dos melhores resultados em fecundidade e rentabilidade.

Muitos criadores optaram pela substituição do uso da linhaça em grãos pela Linhaça Integral Moída, em função do organismo animal absorver integralmente o produto, não havendo perdas de grãos inteiros através das fezes, além da economia em produto. É observado também restabelecimento da cor e do brilho do pelo do animal, facilitando o trabalho dos tratadores. 

CARACTERÍSTICAS:

A LINHAÇA INTEGRAL deve ser considerada um alimento puramente energético, protéico, rico em fibras ou sais minerais e vitaminas devido a sua versatilidade.
1- Como alimento rico em fibras: seus 10, 12% conferem juntamente com a aveia, os grãos de maior teor em fibra de um alimento concentrado, item de importância fundamental para um animal que em condições naturais se alimenta de mais de 90% de celulose.
2- Como alimento rico em proteínas: com 21% de proteína reina isolado dos demais grãos energéticos fornecidos aos cavalos - milho com 8, 5 % e aveia com 12%.
3- Como alimento energético a LINHAÇA INTEGRAL incorpora um valor calórico superior em quase duas vezes aos grãos como milho ou aveia. Gera energia através de 24% de carboidratos e 35% de gordura.

O QUE FAZ DA LINHAÇA UM ALIMENTO PRÓXIMO DA PERFEIÇÃO?
 
Seu teor de proteína se destaca não só pela quantidade, mas, principalmente pela qualidade, pois é riquíssima e extremamente equilibrada em três aminoácidos, diretamente ligados ao desempenho atlético - os famosos aminoácidos de cadeia ramificada: valina, leucina e isoleucina .

Seu alto teor de carboidratos e gordura confere um rendimento de energia diferenciado, pois a oxidação das gorduras é mais ágil, eficiente e econômico quanto mais carboidratos estiverem disponíveis - uma característica ímpar na farinha integral de linhaça.

Seu teor de gordura vegetal está representado por quase 90% de gordura insaturada, chamada pelos médicos cardiologistas e desportistas como a boa gordura que gera o bom colesterol.

Da sua gordura insaturada 50% é composta pelo ácido linoléico, o conhecido Ômega 3, que dentre inúmeras qualidades nutricionais, coleciona qualidades em veterinária preventiva relacionada aos quatro pontos mais vulneráveis da espécie eqüina: artrite, tendinite, laminite e cólicas abdominais.
 
ALÉM DISSO TUDO, O QUE TORNA ATRAENTE O SEU CONSUMO?
 
Pela qualidade e diversidade de seus componentes assim como da eficiência em gerar energia, sua quantidade recomendada não ultrapassa a meio quilo por dia.

A quantidade recomendada a princípio é de 300g a 500g, dependendo da categoria e da função exigida.

Recomenda-se o período de adaptação de uma semana, fornecendo apenas 100g iniciais, para em seguida alcançar a quantidade ideal.

A quantidade pela qualidade é uma estratégia extremamente econômica para o organismo do cavalo e para o investimento do proprietário.

O fator importante na formulação de uma dieta eqüina é que ela seja personalizada de acordo com a realidade de cada consumidor.

Assim, os alimentos que recomendamos são :

-FUNDAMENTAIS: feno e/ou capim de boa qualidade.
-SUPLEMENTARES: levedura de cerveja, farelo de soja .

A LINHAÇA INTEGRAL não se contenta em disponibilizar apenas o produto. Nos colocamos a seu inteiro dispor para identificá-la o máximo possível com a sua realidade